Leitura Dev: O Melhor do Mundo - Seth Godin — ParteI.
Complete mentalmente a seguinte frase: "Desistir …!".
Bom, se você pensou: "Desistir JAMAIS!", esse livro é pra você também. Não vou negar que antes de ler este livro eu também pensava dessa forma, tipo: desistir é para os fracos, desistir jamais etc.
Mas gostaria de corrigir meu pensamento em público aqui. A frase correta seria: "Desistir faz parte da estratégia!".
Na Leitura Dev dessa semana, irei falar sobre um dos livros mais ̶f̶o̶d̶a̶s legais que li em 2017, e que fiz uma releitura nesta semana: O Melhor do Mundo de Seth Godin.
Vou dispensar apresentações do Seth (O cara é tampa), pra poder ser mais objetivo nos mindsets do livro em si. Bora lá!
Vencedores desistem o tempo todo!
A diferença é que os vencedores sabem o momento certo de desistir e das coisas certas.
Se pararmos para pensar, desistimos o tempo todo, todos os dias. Os nossos dias são cheios de decisões e quase sempre que decidimos algo, abrimos mão de outras coisas, e por consequência desistimos delas.
Desde as decisões mais simples, tipo: qual prato do cardápio pedir, até decisões de maior impacto, tipo: Iniciar um investimento, um projeto, qual carreira seguir, e por ai vai.
Um dos mindsets mais importantes aprendidos aqui, é que se conseguirmos analisar os esforços e resultados para resolver o problema, antes da tomada de decisão, conseguiremos enxergar um vão, beco sem saída ou um abismo a frente.
Vão
O vão geralmente é a persistência que vale a pena. É o lugar onde a maioria das pessoas desistem, mas se você estiver conectado com os resultados e souber que compensará os esforços feitos até aqui, você passará pelo vão e chegará ao outro lado.
O vão é tipo aquela disciplina na faculdade em que poucas pessoas persistem e onde há grande evasão acadêmica.
Beco sem Saída
O beco sem saída é aquela coisa sem futuro, que por mais que você se esforce, se dedique, nada mudará.
Geralmente são coisas alheias aos seus esforços e irá sugar toda a sua estrutura emocional e energia vital, tal qual um buraco negro.
Nem precisa falar que devemos fugir ao avistar um beco sem saída.
Abismo
É um tipo de armadilha, um beco sem saída aprimorado e que é quase impossível sair dele antes da queda livre. É comparado a um vício.
A estratégia de desistir
Por muitas vezes você pode ter uma miragem e aquele vão que você entrou acabou de virar um beco sem saída e é ai que entra a estratégia da desistência.
É péssimo estar no meio do vão, perceber que se tornou um beco sem saída e desistir. Tempo, dinheiro e energia vital já foram investidos e você vai perder isso, mas é melhor sair e minimizar os prejuízos, antes desse beco sem saída virar um abismo, pois o seu prejuízo só aumentará.
Achando o seu Vão e sendo o Melhor do Mundo
Um ponto de vista interessante é que o termo "O Melhor do Mundo" não é referente a todo o mundo, mas é referente ao seu universo, as pessoas que você convive, os negócios que você faz, os clientes que você tem.
O ponto central do autor é justamente enfatizar que se você conseguir encontrar o vão e atravessá-lo, você deixará muitos concorrentes para trás. E quanto mais difícil for o vão, mais referência na sua área você será, pois você foi capaz de passar o vão, e dessa forma, você se tornará o melhor do mundo dentro do seu universo de atuação. Foda isso!
Pensando em Produto
Se fizermos uma analogia a algum produto que iremos lançar, podemos ver que tudo faz sentido. Muitas empresas criam produtos que abrem um vão enorme para que se torne um vale da morte para seus concorrentes.
Neste caso, se especializam de forma tão colossal no vão, que conseguem ser autoridade no assunto, mesmo que seu produto já tenha sido superado tecnicamente no mercado, pois para seus clientes eles são os melhores do mundo e pelo gatilho da autoridade, as pessoas buscam sempre o melhor, o número 01, os primeiros resultados no Google etc.
Conclusão da Parte I
Nessa primeira parte, entendemos que a desistência é parte da estratégia para alcançar seus objetivos, se livrando dos becos sem saída e abismos que sugam nossas energias.
E que ser o melhor do mundo se refere ao seu universo, pessoas que você impacta, clientes, empresa etc. Essa busca em ser o melhor do mundo é justamente se tornar referência para seu universo, atravessando os vãos que te diferenciam dos demais competidores.
O livro é curto, cerca de 90 páginas, mas pra não ficar textos gigantescos (já estão :p) eu vou separar em outros posts :) o/